Arquivo >> voltar

:: OS INTOCÁVEIS

Marcos Kleine - kleine@palmeirastododia.com 

Não seria nada mal depois da última semana, o Palmeiras trocar o patrocínio da camisa. Poderiam colocar "Lexotan", "Maracujina", ou qualquer coisa do tipo. Ao ser colunista tento deixar meu lado torcedor passional de lado, é preciso, tenho que tentar ao maximo ser coerente e analisar as coisas de maneira mais "fria". Tarefa essa das mais difíceis, ainda mais depois de uma semana nada boa para nós. Ouvi e vi coisas que não gostei nem um pouco. E se vínhamos de partidas boas, nada de espetacular, mas vendo o time com raça e padrão de jogo, começo a ver situações preocupantes.

Estive no Palestra Itália na quinta feira no jogo contra o Santos. Nossa torcida foi um espetáculo, emocionante mais uma vez. Fomos roubados por mais um juiz safado e ordinário, incrível a cara de pau deles dentro do nosso estádio. Estamos virando uma "Portuguesa" na serie A, garfados em todo o jogo, no jogo de domingo, que comentarei adiante, também fomos roubados!

Nosso time não jogou bem, empatamos na marra, e não sai nada feliz do estádio. O gol de empate foi um orgasmo, nada mais que isso, pois o que vi me deixou profundamente decepcionado e preocupado. Apesar de que em outros tempos era mais fácil levarmos o gol no final do que fazermos um, isso foi algo positivo.

De cara preciso comentar sobre um jogador, que até agora foi de certa maneira poupado das minhas "cornetadas". Tive paciência com ele, reconheço sua refinada técnica, mas depois do jogo contra o Santos estou de olho nele. O nome desse jogador? Martinez.

A atuação dele contra o Santos me lembrou os piores momentos de Marcinho Guerreiro. Lógico que ele é mais técnico e muito melhor que ele, mas se ele não é ruim, ele vive uma fase péssima, horrível, e não sei por que virou um intocável do Caio Jr. Assisti ao jogo ao lado da Porks/Tup, para ser mais preciso na letra "A" da placa SEJ"A" UM TORCEDOR OFICIAL.

Martinez conseguiu ser uma unanimidade para todos que estavam ao redor, me irritei absurdamente com ele. Não basta ele não merecer ser titular, ele ainda por cima é capitão! E com indícios claros de que o Caio Jr não vai sacá-lo nunca. A nossa sorte é que ele leva cartão todo jogo. Quero deixar claro aqui, vejo nele um bom potencial, ou está mal posicionado, ou vive uma péssima fase, a questão é, que hoje ele não merece ser titular. Não merece e ponto final! Wendell tem que ser titular e hoje é uma sacanagem deixá-lo no banco. Antes do começo do jogo fiquei meio desanimado. Por que o Wendell não tem uma chance no meio campo? Por que o ótimo Caio não é titular? Se estava dando certo...Por que não deixar os moleques?

Os laterais foram mal, a nossa zaga conseguiu tomar um gol do Pedrinho de cabeça, feito impressionante. E Diego, que é ótimo goleiro, também está mal, levou um frangaço.

O Santos tocou a bola, cozinhou o Palmeiras, empatamos no sufoco, no desespero. Saímos no lucro.

Escrevo essa coluna logo após o jogo contra o Paraná. Infelizmente, certas impressões que tive contra o Santos se confirmaram ainda mais contra o Paraná. Foi um jogo para qualquer Palmeirense ficar doido de raiva. Primeiro porque o Paraná é um time medonho, sofrível! Segundo porque perdemos gols absurdos, dois deles na cara do gol, perdidos pelo Rodrigão. Terceiro porque fomos roubados, o gol do Valdivia foi legitimo. Quarto porque perdemos com um gol do Marcio Careca, e quinto porque nosso técnico, como dizem no popular, "viaja na idéia".

Antes do inicio da partida já fiquei abismado. Luis e Caio nem relacionados foram. Estava lendo o jornal de manhã e me deparo com uma declaração do nosso técnico que eles não foram relacionados devido a um "rodízio" que o Caio Jr quer fazer no elenco, pois alguns jogadores estão cansados. Rodízio????? Rodízio pra que???? Jogadores cansados??? Cansados de fazer o que???? O que o nosso técnico tem contra o Caio a ponto de nem relacionar o jogador para a viagem?? O que o Luis fez de errado para nem viajar? Tudo bem que o garoto não foi bem contra o Santos, jogou mais caído do que em pé, mas até ai ele foi brigador e muito melhor que nosso capitão Martinez. Luis não merecia nesse momento sair para a entrada de Rodrigão, que alias, começou pessimamente sua jornada no Verdão perdendo dois gols de maneira absurda.

Não vou aqui criticá-lo com veemência, visivelmente ele não estava ainda bem para entrar nesse jogo, erro do técnico que inventou um tal "rodízio". Luis não é o Pelé, mas briga e luta, o moleque merecia pelo menos viajar com a delegação. E o Caio então? Acho uma baita injustiça com o garoto, ele vinha bem e estava crescendo. Ele e o Valdivia fariam uma dupla muito interessante, nem testar Caio Jr testou. Imagino o desânimo dele, depois de boas partidas, jogando para o time, sem firulas, fazendo gol, nem relacionado ele é. Deve desanimar. Fora que o Caio bate muito bem na bola, estava batendo muito bem escanteios, perdemos também essa arma.

E agora está de volta o nitroglicerinico Edmundo. Na quinta pouco fez e no jogo contra o Paraná idem. Entrou no lugar do Valdivia, uma substituição no mínimo "bizonha", e lá estava Edmundo reclamando dos companheiros, bem aquele script que vcs já conhecem. Não gosto e não quero cornetar o Animal, mas não me resta opção. Aos fãs incondicionais, minhas desculpas, mas hoje não vejo nenhuma utilidade dele no elenco. Que isso mude, adoro pagar com a língua e sonho em fazer uma coluna em homenagem a ele aqui no PTD. Serei o primeiro a dizer que eu estava errado.

Hoje deixo a emoção tomar conta da mim para escrever. Da mesma maneira que gostei do que vi semanas atrás, não gostei nem um pouco do time essa semana. Esse papo de rodízio, de jogadores que vinham bem nem serem banco agora me deixaram indignado, adicione o fato que os juízes nos roubam na cara dura, e o time do Jd Leonor sendo favorecido todo o jogo. Que nossa diretoria abra o olho chega de sermos assaltados. Estou de saco cheio de ver juiz querendo dar uma de "bonzão" dentro da nossa casa e nos roubando absurdamente em momentos cruciais.

Não sei nosso técnico acessa essa coluna, ou algum assessor dele. Faço aqui um apelo!!!

Pra que mudar o que estava dando certo? Por que Luis não viajou? Por que o Caio não tem chances? Por que Valdivia nunca está 100% fisicamente? Por que o Edmundo manda no time? Por que Martinez mesmo jogando mal não sai do time?

Contra o Bragantino no Pacaembu esse ano, Caio Jr tirou ele no 1º tempo e o Martinez falou um monte. E olha que naquele jogo ele não estava mal. Por que contra o Santos e Paraná, ele jogando pifiamente não foi sacado do time? Prefiro hoje o Makelele correndo e se matando em campo do que aqueles lançamentos e toquinhos de lado do Martinez. Se ele voltar à boa fase ótimo, mas o que vi nesses dois últimos jogos me deixou assustado.

Se fosse me dado o direito de mudar o time colocaria Pierre e Wendell no meio Campo. Caio e Valdivia na frente e ainda apostaria no garoto Luis no ataque. Edmundo banco e olhe lá, e sem reclamar dos companheiros. Queremos ver aquela raça dos jogos anteriores. Queremos ver fibra e não jogador sendo escalado com o nome. E é isso que está acontecendo com Martinez, Edmundo, e já ia me esquecendo do Nen! Por que o David não volta ao time?

Não é querer ficar marcando o cara, detesto fazer isso, mas não me dão alternativa. Nen até que deu uma melhorada, mas ele está jogando igualzinho ao Daniel, lembram dele? Resolveu agora que sabe lançar, é só balão para frente.........

Gostei do Luis Henrique, precisa de mais um tempo, mas esse cara vai longe no Palmeiras, corajoso e não tem medo de tentar uma jogada, erra sem medo. Será muito útil ao time no decorrer desse longo campeonato.

Sr técnico Caio Jr, o Sr e toda a torcida pedimos um elenco. Agora nós temos, quero ver agora o que será feito com esse elenco. Caio, Wendell, Luis e David merecem uma seqüência e chances efetivas no time. Paulo Sérgio, Nen, Martinez, Edmundo, nesse momento não merecem jogar. Isso pode mudar no decorrer do campeonato. Quem tem que jogar são os melhores, portanto vamos colocar os melhores em campo.

Os próximos capítulos serão importantes. Quero deixar claro aqui que mesmo com meu descontentamento com rodízio e afastamento de atletas que vinham bem. Apoio o Caio Jr, desde que ele aprenda rápido com seus erros. Era para hoje estarmos nas primeiras colocações e estamos em 10º. De uma vez por todas, chega de jogador com nome, que jogue quem está melhor! Não é assim que tem que ser amigo Palmeirense?

Não nos resta nada a não ser esquecer essa semana e acreditar no trabalho. Estou profundamente irritado com os assaltos de juízes e bandeirinhas mal intencionados. Não me conformo com o afastamento do Caio do time e do não aproveitamento do Luis e David no jogo contra o Paraná. Mas fazer o que? Não sou técnico do Palmeiras!

Temos várias opções no elenco. Os nossos laterais estão devendo futebol, não sei se é hora do Valmir novamente, pode ser uma insistir no garoto. Não acho legal desperdiçar o Wendell, que use o Amaral, que não disse a que veio até hoje, mas o Wendell é bom no meio.

Que San Genaro ilumine as idéias do nosso técnico, achei legal a banana que ele mandou para a turma do Amendoim, aquele pessoal da numerada que só vai para encher o saco. Foi impressionante o apoio de 90% do estádio no jogo de quinta feira contra o Santos. Que torcida linda meu Deus!

Que a próxima coluna seja mais leve, feliz e celebrando vitórias. Tudo que eu quero agora é tomar um maracujá e ouvir "Enya" para acalmar os meus ânimos. Confio e apoio o time e o trabalho, temos elenco e opções, só falta colocar quem está melhor para jogar que o resto acontece. Que o Caio Jr não cometa os mesmos erros de inúmeros técnicos que passaram pelo clube nos últimos anos. Tite não colocava o Valdivia, Leão trouxe um monte de jogador meia boca e na cabeça dele Willian, David, Wendell, Valmir não existiam. Tem que jogar quem está melhor no momento. O momento é do Caio, Luis, Willian, quando se recuperar. Wendell no meio campo, Valmir na lateral e o David na zaga, pelo menos vamos experimentar. Não custa nada, quer dizer, custa e muito para os nossos cofres e para nossos corações. Não me onformo que perdemos para um time como o Paraná. Olhar a classificação do campeonato é algo que me irrita profundamente. Que venha o Vasco, velho freguês. Precisamos desses 3 pontos de qualquer maneira. Impressionante como no nosso time tudo pode mudar de uma semana para outra. Podia ser diferente, é um campeonato fácil, com o elenco que temos não podemos perder para "catadões" como o Paraná. Ou o Caio coloca de uma vez por todas dois volantes de
verdade no meio campo, dois cães de guarda, ou vamos nesse chove não molha o campeonato inteiro.

Até semana que vem amigos, espero que com uma coluna mais alegre e leve. Por hora o mau humor toma conta de mim. Mas isso passa, nada como uma boa vitória contra o Vasco.



:: OUTRAS



1-Começo essa sessão com um assunto nada a ver com o futebol, mas de suma importância.

A tragédia do vôo da TAM abalou todo mundo. Fica clara a incompetência dos nossos governantes. São pífios, uma vergonha. Eu viajo direto e tomei duas decisões com nossa equipe de shows. Não viajar mais por Congonhas, e se possível não viajar mais de TAM.

2-No jogo contra o Santos achei que seria feita uma homenagem ao Alemão. Nada foi feito para homenagear o atleta junto à nossa torcida.

3-Enquanto somos assaltados os Bambis são ajudados. O "apito amigo" mudou de endereço.

4-Enquanto isso na Marginal S/nº o caos se instala. Tragédia anunciada e deliciosa, que fique cada vez pior. Dinheiro sujo, falcatruas não passam impune, mais cedo ou mais tarde a casa cai. E se o Dualib não tomar cuidado a casa dele, literalmente vai cair. A Gaviões vai demolir sua residência daqui a pouco hehehehe.

5-O lateralzinho de meia tigela, Pedro, aquele que disse que não voltou ao Palmeiras porque não pagam salário abandonou a concentração da Msi reclamando salários. Nada como um dia após o outro. Que sujeito mau caráter. Nos livramos de mais uma tranqueira!

6-Percebi no jogo contra o Santos que a torcida do Palmeiras não grita mais os nomes dos jogadores. Achei curioso, não sabia que essa medida tinha sido adotada. Protesto?

7-E por onde anda nossa promessa Willian? Ainda machucado? Vitamina nele! Esse moleque é bom de bola! Precisamos dele!

8-Meu amigo Leo Jaime participou na semana passada do programa do Silvio Luis. Ao final do programa ele me ligou dizendo que o "centroavante do Palmeiras queria falar comigo". Engasguei, falei "alô" e uma voz do outro lado. "Oi Marcos é o Luis! Cara sou fã do seu hino na guitarra". Conversei pouco com ele, mas deu para notar que é um cara que ama o Palmeiras. Luis me disse que se fizesse um gol contra o Santos ia dedicar a mim. Puts...não botei uma fé!!!! Fiquei muito emocionado, torci como um louco para ele marcar um gol contra o Santos. Mesmo que ele esquecesse a promessa não ia me importar, o importante era um gol dele. Mas que ia ser algo inédito em minha vida isso ia! Hehehe

Fiquei com uma ótima impressão do garoto, desejo muito sucesso e sorte a ele, é humilde, e o mais importante, sabe o que significa jogar no Palmeiras. Precisamos de atletas com esse perfil.

9-Ainda bem que hoje existem alternativas para os Palmeirenses ávidos por noticias do clube. Vem ai a "TV Palmeiras", temos Blogs sensacionais como o do meu amigo Conrado, Observatório Verde, Terceira Via Verdão e tantos outros que se for citar aqui vou escrever uma mega coluna. Temos o Paixão Alviverde dos meus amigos Paulo, Élvio e Tangione. Mondo Palmeiras, um ótimo programa, divertissimo. Temos sites espetaculares como o PTD e tantos outros. Ou seja, alternativas nós temos, pois assistir programas esportivos atualmente é uma perda de tempo. Na Band é um festival de gambás e Bambis. Na gazeta, nem se fala. O André Sanchez todo o domingo está lá. Pudera, um programa com Chico Lang é impossível sair algo que preste. A Record está cada vez mais diminuindo os programas esportivos. O Debate bola ia até as 13h30, agora acaba 12h30. E se o tempo é curto eles falam de quem? Gambás e Bambis. Se o Gambá vai mal é assunto, se vai bem é assunto. Enquanto isso somos relevados a 2º plano na tendenciosa e puxa saco imprensa Brasileira. Gambá em crise, e no São Paulinho tudo é lindo. Portanto amigos Palmeirenses, vamos criar alternativas. Um dia a coisa muda, mas é bom
sempre lembramos esse momento. Queria muito que o Palmeiras engrenasse de uma vez para calar a boca de muitos, entre eles, volto a citar, Nilson César da Jovem Pan.

10-Uma dica cultural para meus amigos leitores da coluna.

Minha banda Pop Rock-Vega está para lançar o 2º Cd que se chama "Novos Tempos". Lançamos o primeiro trabalho em 2002. Se vc é ouvinte da Nova Brasil Fm com certeza já ouviu as nossas músicas "Flores no Deserto" e "Vozes de uma Dor". Uma música do novo Cd acaba de entrar na programação da rádio. "Essa Falta". Estaremos fazendo o pré lançamento do novo trabalho dia 04/08 ao meio dia no Teatro Sesi da Avenida Paulista. Naquele prédio que parece um "ralador de queijo gigante" hehehe. A entrada é gratuita, basta chegar cedo, por volta das 11hs e retirar seu ingresso. Show cedinho, de graça, uma boa pedida. Está feito o convite. E aos amigos Palmeirenses venham conversar comigo depois do show, atenderei a todos e será um imenso prazer conhecê-los pessoalmente. Para quem não conhece aqui vai uma foto da banda. Eu na guitarra, o Palestrino fanático Caio Mancini na bateria. Mingau no baixo, baixista do Ultraje e de inúmeras bandas, e a nossa vocalista Cláudia Gomes.