Arquivo >> voltar

:: CORAÇÕES PARTIDOS

Marcos Kleine - kleine@palmeirastododia.com 

Escrever sobre o Palmeiras talvez seja uma das funções mais difíceis, seja um jornalista, ou um torcedor, entender o nosso time ou visualizar claramente o futuro é uma tarefa muito árdua. Desde meu começo como colunista do excelente site PTD, posso contar nos dedos as colunas felizes e alegres. Sinal dos tempos. Desde 2004 o Palmeirense vive alguns momentos de alegria, mas “aquela” alegria, plena, completa, não temos faz tempo.

De tempos para cá virou rotina presenciar decepções no Palestra Itália, seja à noite, ou à tarde, não importa se o time vem de vitórias ou derrotas, nós não conseguimos sentir aquela confiança de que vamos ver um bom futebol e voltaremos felizes para casa. Palmeiras no Palestra, especificamente esse ano, tem sido um teste aos nervos.

Algumas pessoas não entenderam bem minha coluna da semana passada, alguns insinuaram que eu posso estar sendo “Influenciado” nas minhas colunas pela boa recepção que tenho com dirigentes da atual diretoria do Palmeiras. O fato de ter sido convidado para um lançamento de um projeto importante para o clube pode ter sido interpretado por alguns que serei ”manso” aqui na minha coluna. Um engano dos grandes. Separo com enorme facilidade as pessoas de seu trabalho e sua competência.

Na minha vida musical já trabalhei com pessoas espetaculares, de caráter incrível, mas que na parte musical deixavam a desejar. Nesses momentos é preciso separar a pessoa do profissional, é algo difícil e complicado, pois o ser humano é muito complexo. Não adianta nada ter um super gente fina trabalhando com vc e não trazer resultados. Várias vezes, quando chamado a produzir um Cd,me deparei com vocalistas que não tinham a menor condição de cantar em um Cd. Minha função era avisar determinada pessoa e banda de que não ia rolar, situação difícil, mas assim é a vida. Alguns trocavam o vocalista, e acabei virando a principio o vilão da história, mas depois recebi reconhecimento pela sinceridade e pela atitude, outras situações as pessoas insistiram na idéia, mas sabiam qual era minha opinião.

Tenho admiração e respeito enorme por muitos dirigentes Palmeirenses na atual gestão, mas isso não muda nada minha postura na minha coluna, uma coisa é ofender as pessoas e difamá-las, outra é ser um torcedor e dar sua opinião. Para quem está de longe fica difícil ver e sentir como o clube está mudando para melhor em muitos aspectos, e está, de maneira profunda. Mas a razão de ser do Palmeiras, e do Palmeirense é o futebol! Não interessa para os torcedores se pintaram o estádio, a piscina e o clube estão uma beleza, se a academia evoluiu em aparelhagens, o que o Palmeirense quer e precisa são títulos! Que sempre foram uma rotina na vida do clube, e agora nos parecem cada vez mais distantes. Claro que toda essa parte estrutural é importante, e apoio isso, mas para a maioria da torcida isso não visível. Para uma pessoa que não está por dentro das noticias do clube, das coisas que rolam lá dentro, de nada adianta ter uma aparelhagem das mais modernas se o Willian vive machucado ou se o time se arrasta em campo.

Realmente não dá para se animar muito depois de mais um derrota dentro do Palestra e de maneira bizarra e bizonha. Nossa defesa continua reabilitando times e atacantes, nosso meio campo dá muito espaço e nosso ataque sofre pela falta de inspiração coletiva.

Nosso time é pior que outros? Continuo afirmando que não. Não entro na onda de jornalistas que quando o time ganha é tudo lindo, quando perde é um lixo, um exemplo é o Santos, saiu o Zé Roberto e já dizem que o elenco é fraco, mas não era um dos melhores elencos do Brasil há dias atrás? O que mudou? Pois é, esse tipo de analise é baseado na emoção, e hoje tento escrever essa coluna com a razão para apontar, o que em minha opinião, são erros que precisam ser detectados por nossos comandantes, precisamos de soluções rápidas. Os fóruns, as mensagens que tenho recebido mostram um absoluto descontentamento e um desespero geral, de novo passar por humilhações é muito para a cabeça da nossa torcida.

CAIO JR

Caio Jr chegou em sua encruzilhada. Ou ganha da Msi, ou adeus, isso está claro. Estamos em crise técnica e com complexo de inferioridade. Ou vai ou racha, e analisando os últimos jogos, chego à conclusão que o Caio Jr merece estar nessa situação. Temos que dar um desconto a ele, pois estamos carentes de bons atacantes, mas ele continua insistindo em erros. Começo pela zaga.

Muita gente achou que o Nen fez um 1º tempo soberbo, o Nen não pode mais jogar no Palmeiras. Essa é minha opinião. Depois das contusões caiu de produção, é um zagueiro nada confiável e absolutamente sem vibração. Martinez continua mal colocado em campo, jogando pelo lado direito em muitas partidas, parece perdido, e contra o Atlético, quando foi para o lado esquerdo subiu de produção, mas ai já era tarde. Pierre é bom jogador, mas não é intocável, corre, é esforçado, mas não pode ser intocável. Michael é o queridinho do Caio. Não merece ser titular e cada vez mais chegam “histórias” sobre a postura dele fora de campo. Uma vez escrevi aqui sobre um caso, que ele negou a dar um autógrafo para um torcedor, dizem por ai que ele é arrogante. E não vi com meus olhos, mas disseram que ele ao ser substituído apontou “aquele dedo” para a torcida. Bem, se isso aconteceu é o fim da picada. Não merece ser titular pelo futebol e pela postura dele. Está usando uma baita mascara, e o nosso técnico ao invés de prestigiar o jovem Caio, que foi o único que se salvou em Goiânia, preferiu entrar com o lento e pouco produtivo Michael. Caio não é pior que o Michael! Pronto! E tem muito potencial! Será que isso não está claro para nosso técnico?

Caio Jr parece que virou refém do Edmundo, e não só ele. O time sente a obrigação de passar a bola para ele, se não passar lá vem esporro. Partida ridícula do animal nesse ultimo domingo, não está jogando absolutamente nada, quem sabe contra a Msi ele volte a aprontar, ele adora jogar contra eles, mas algo está errado. Não vejo alegria no Edmundo jogando no Palmeiras, o silêncio dele é o sinal claro de que algo está errado. Edmundo geralmente, quando está infeliz, nervoso, fica em silêncio, sinal de que coisas devem estar acontecendo lá dentro que estão além de nosso conhecimento. Vejo hoje o Edmundo uma figura apática, sem vibração, desanimado....Nosso técnico parece ter pavor de enquadrar o nosso camisa 7. Depois do jogo comecei a ouvir a coletiva do Caio Jr e desliguei, não consegui, quando começou o papo de que “dominamos” o jogo não consegui mais ouvir de novo aquele discurso. Caio Jr tem alguns dias para acertar o time, tem que mudar de postura e de método de trabalho. Parar de investir em jogadores que não fazem nada e dar chances aqueles que merecem. Michael não merece ser titular, muito menos o Nen, Edmundo precisa ser enquadrado de uma vez, ou a cabeça dele vai rolar, por pura teimosia.

NOSSA DIRETORIA

Não escondo minha admiração pelos diretores do Palmeiras, em especial Cipullo, Beluzzo, Seraphim, e Cyrillo alias, me passou uma impressão muito boa no lançamento dos Eternos Palestrinos, mas como diz aquele que anda sumido, um dos únicos Palmeirenses na imprensa- Avallone- “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.

Nossa diretoria precisa ficar atenta!

A eterna procura por um centroavante lembro os amigos, não vem de hoje. Desde a saída do Love não temos um atacante decente, isso não é de hoje e muitos times sofrem o mesmo problema. O caso Kleber trouxe a tona aquele velho papo de que levamos outro “chapéu” de um time adversário. Realmente é irritante, por dois motivos. Primeiro pelo jogador ser um cara sem palavra, a ponto dos seus procuradores se desligarem dele pela postura mentirosa e covarde, não deu nem satisfação para o Palmeiras, assinou e deixou nosso time sem nenhuma explicação. Tudo bem, ele é livre para fazer o que quiser, mas foi sem ética, foi um canalha, e canalhas tem o que merecem cedo ou tarde. Por outro lado a nossa diretoria tem que parar de ser boazinha e super ética. O mundo de futebol hoje é uma guerra. Se fosse dirigente do Palmeiras, primeiro iria retaliar o Santos! Quando eles vierem pedir nosso estádio emprestado é a hora de dar o troco. Temos que ser ousados e usar todas as armas possíveis para contratar jogadores hoje em dia. Tivemos exemplos suficientes nos últimos anos, tudo bem que nos livramos de verdadeiras roubadas, mas se quiserem contratar jogadores de nível, sejam astutos e usem as armas que são usadas contra nós. Seria um ótimo momento de tirar o Junior do São Paulo ou alguma revelação deles, sejamos mais “nojentos” no bom sentido. É necessário ousar, não dá nesse mundo para confiar na palavra de dirigentes e jogadores.

É hora também de cobrar técnico e elenco. Quando a nova diretoria assumiu os salários estavam atrasados 4 meses, a situação melhorou bastante, eles ganham bem, cobrem os atletas! Tempo para treinar eles tem, estrutura para trabalhar idem, os caras vivem um vidão, jogam em um dos maiores clubes do mundo, tratem de jogar bola, aos covardes e maricas que tomem um rumo do babaca do Florentin. Alias, que saída ridícula, vai falar do salário e outras baboseiras, mas a verdade que ele é um marica! Depois de um tempo entendi o porquê o Florentin foi contratado por DVD. Ele tem panca de atacante, comentei aqui, tem um jeito meio de “Folgado”, cheio de tatuagens, todo moderninho, o visual é todo produzido, mas o futebol é de lascar.

Outro ponto importante, em minha opinião, não podemos mais ficar ouvindo treinador indicar jogador. Se o cara é comprovadamente bom beleza, tragam! Chega de ficar ouvindo técnico indicar jogador meia boca, “porque é de confiança”. Nossa diretoria precisa rever conceitos nesse momento, a intenção é ótima, mas hoje precisamos de resultados imediatos. Atitude! Jogar no Palestra cada vez mais tem virado um inferno, e olha que a tabela está uma beleza para nós! Só jogamos em casa! E não estamos aproveitando, o 2º turno vamos viajar pacas, isso se eles conseguirem embarcar em algum avião. hehehe

BAIXO ASTRAL

O Palmeirense está baixo astral, auto-estima ferida, ninguém mais agüenta tanta gozação e escassez de títulos. Existe uma áurea negativa sobre nosso clube desde 2000. Tivemos momentos bons como a copa dos campeões e a volta a 1º divisão. Mas nenhum Palmeirense vivo quer nem pensar na possibilidade de uma nova queda a segundona, isso seria o fim do mundo, o apocalipse, e não acredito que isso irá acontecer. Não estou pensando no rebaixamento, estou pensando na falta das disputas de titulo, das brigas pelos primeiros lugares. Vai ser pelo jeito mais um campeonato enrolando, empurrando com a barriga, nada de mais vai acontecer, ficaremos naquela posição intermediaria, e volto a dizer, não acho nosso time pior que os outros! Poderíamos estar entre os 4 pelo menos. Temos tempo para treinar, bons jogadores, Valdivia faz uma falta absurda, o jeito é torcer contra o Chile na Copa América, que eles saiam na 1º fase! Não é justo de novo sofrermos desse jeito, compreendo o desespero de muitos, e a decepção que muitos estão sentindo, pois muito se espera desses novos dirigentes, talvez por isso tenho sentido uma ira maior do que na época do Mustafá, muito se aposta nessas pessoas.

É hora de rever conceitos, pulso firme e planos mais ousados. Caio Jr está na marca do pênalti, precisamos de mais uns 3 jogadores e por mim já dispensava uns 3. É preciso ficar de olho no elenco, algo estranho acontece, não sei o que é, mas existe algo no ar. E de novo toco no assunto preparador físico. Nosso time não está bem fisicamente, ainda mais que está jogando só uma vez por semana!

Sigo apoiando e acreditando que as coisas vão melhorar, essa é a razão falando, não estou escrevendo motivado pela emoção, pela emoção claro que gostaria de cornetar e xingar, mas nada disso vai ajudar agora. Precisamos detectar os problemas, contratar jogadores e cobrar do nosso treinador uma postura firme. Ou ele se liga em certas coisas, ou quem vai sofrer é ele mesmo. Se não vencermos eles, o bicho vai pegar. Mais uma crise para nossa coleção. O Palmeirense anda triste, com úlcera, cabisbaixo.....Não é possível que isso vai durar para sempre, uma hora temos que achar novamente nossa identidade, esse ai não é o Palmeiras que conhecemos. Estamos perdendo o respeito dos adversários, todo jogo no Palestra vem aquele papo que o time vai sentir a pressão. Isso precisa mudar, alguma coisa tem que ser feita, pelo que estou sentindo, talvez trazendo um técnico diferente seja a única solução. É sempre a solução mais fácil. Definitivamente as dúvidas serão esclarecidas no jogo contra a Msi. Ou renascemos, ou será o fim da era Caio Jr no Palmeiras.



:: OUTRAS


1-Max não foi de todo mal, quem sabe ele pega confiança, tomara Deus.

2-Rodrigão foi contratado. Não é o nome que ouvi semana passada, alias, nem fazia idéia que ele vinha. Muita gente está detonando a contratação, eu prefiro esperar para ver. O nível do futebol Brasileiro anda muito fraco. Não é preciso nenhum super craque para fazer sucesso por aqui, mas para quem esperava um nome de peso ficou meio decepcionado.

3-Ouvi uma entrevista do Marcão na Jovem Pan nesse último sábado. É um cara sensacional, uma figura rara no futebol. Quando acabar de jogar tem que ter um cargo dentro do clube.

4-Enquanto o Barcelona contrata Henry, nos contentamos com Max. Que diferença.....Ou os nossos políticos mudam a Lei Pelé, ou em breve estaremos torcendo para moleques de 12 anos ou jogadores de 40.

5-Denilson está usando nossa Academia para se tratar. Uma boa jogada de Marketing. Segundo ele o São Paulo não deixou ele se cuidar por lá. Dizem que é por conta do excesso de “eventos extra campo” que o jogador tem, costuma convidar os amigos para essas baladas. Deve ser boato. Se ele quiser assinar um contrato conosco, não ia achar mal não, melhor que o Michael ele é, e não é pouco! Muito melhor!

6-Hoje estarei presente em mais um evento relacionado ao Palmeiras. A festa de comemoração de 12 anos do programa Paixão Alviverde. Parabéns aos meus amigos Paulo Dangelo, Elvio e Tangione! VCs merecem essa festa! E de presente a eles vou entregar uma vinheta de abertura do programa feita por mim. É uma música de 1 minuto especialmente feita para o programa. Hoje termino a mixagem dela, e também disponibilizarei a vocês, junto com a versão nova do hino. A falta de tempo tem atrasado um pouco essas tarefas.

7-Enviei semana passada a entrevista ao Sr Beluzzo. O motivo da demora é simples. Beluzzo, na época que ia enviar a entrevista, foi em vários programas de rádio, e minha entrevista ia soar redundante. Estrategicamente esperei um tempo para reformular algumas perguntas e esperar um pouco o desenvolvimento dos projetos para que seja uma entrevista diferente. Agora fico no aguardo da resposta dele. Assim que chegar será publicado.

8-Recebi uns e-mails de estimados amigos, insinuando uma certa “saudade” da época do Mustafá. A frase “Brasileiro tem memória curta” faz sentido nesses momentos.

9-Uma coisa que gostaria de deixar claro aqui é que essa diretoria atual herdou uma divida grande. É preciso prudência e muito cuidado para as coisas não ficarem ainda piores. Mas agora que a “água está batendo na bunda”, creio que algumas atitudes serão tomadas. É hora da ousadia. A frase dita para mim do Sr Beluzzo semana passada. “Precisamos melhorar o time”, ecoa em minha mente todos os dias desde então.

10-Mais uma vez a torcida compareceu. Tragam 3 nomes de peso, não deixem ninguém saber quem é pois se não vão atravessar o negocio, o resto a torcida banca.

11-Muita gente me perguntou via e-mail e pelos comentários aqui do site quem é o jogador que me disseram que vem em breve. Peço desculpas aos amigos mas não vou dizer nem sob tortura. Reitero aqui que não é o Rodrigão o nome que ouvi, teria que ser um maluco em fazer mistério em cima do nome dele. O nome que me disseram é de um bom jogador. Também deixo aqui claro que informei a vcs sobre isso para vcs terem ciência de que está sendo tentado um grande jogador, mas não sou eu que contrato, me disseram, fiquei esperançoso, se não vier à culpa não é minha. Estou confiante que será divulgado em breve, e vcs tem minha palavra que se for quem me disseram confirmarei, se vier outro nome, ou furar a negociação, vcs tem minha palavra que irei divulgar o que me disseram. Por enquanto não quero ser o responsável pelo “vazamento” desse nome. Sei que tem muito jornalista que visita o PTD.

12-Ser um colunista sobre assuntos do Palmeiras não é uma tarefa fácil, que diga ser dirigente. Aos descontentes e aos ansiosos em querer mudanças deixo aqui novamente meu apelo. Seja sócio do Palmeiras. O clube social está em uma fase sensacional, realmente muitas adesões está acontecendo, e saiba amigo que essa é a maneira mais efetiva de vc poder participar da renovação do clube. Em alguns anos vc poderá voltar, se candidatar, e vc leitor, poderá ser um dia Presidente do Palmeiras. Quer ajudar? Quer mudar o clube? Participe!

13-Se for para mudar de técnico minhas sugestões.

Cuca, o meu preferido atualmente, tem identificação com o Palmeiras e tem se mostrado um bom técnico. Paulo Autuori levou a fama mas quem montou o time do São Paulo campeão do mundo foi o Cuca.

Tite, foi uma sacanagem o jeito que ele saiu do clube. Daria mais uma chance a ele.

Abel Braga, não sou fã do estilo dele, mas pela falta de opções seria um bom nome, fora que não ia existir jogador intocável.

Seja o que Deus quiser amigos. Serão 90 minutos que vão definir muitas coisas.