Arquivo >> voltar

:: NADA É FÁCIL PARA O VERDÃO

Marcos Kleine - kleine@palmeirastododia.com 

Domingo foi dia de matar saudade do Palmeiras, estive no Palestra Itália, não via a hora! Depois de tanto tempo foi muito bacana voltar ao estádio. Mais uma vez nossa torcida deu um show, um espetáculo em todos os sentidos. Torcida vibrante, apoiando o time incondicionalmente. Só 20.000 Palmeirenses? Duvido, para mim tinha uns 25.000, não tinha onde colocar mais 10.000 ali não!

Antes do jogo tive o prazer de encontrar com o pessoal do Mondo Palmeiras, batemos altos papos, Raul, Fabian, Flavio, foi um baita prazer!

O jogo contra o time B do Figueirense é de fácil analise, e acho até que unânime. No estádio, em matérias de Tv e rádio, todos dizem a mesma coisa e de maneira acertada. Foi um 1º tempo excelente do nosso time e um 2º tempo muito fraco.

No 1º tempo fiquei muito satisfeito, fazia um tempo que não via o Palmeiras tão ligado em um jogo e realmente dominando. Todo o time estava ligado, Paulo Sergio fez uma boa estréia, Florentin mostrou muita raça e foi o garçom do time. Valdivia arrebentou, em minha opinião, o melhor do jogo. Michael estava inspirado, driblou cada jogador do Figueira umas 3 vezes.

As impressões foram às melhores possíveis mesmo levando em consideração o fato do Figueira estar jogando com o time reserva, nossa superioridade em campo foi absurda, se terminasse 4/5x0 não seria nada de mais tamanha a quantidade de chances criadas.

Veio o intervalo e comentei com amigos que só um 2º tempo terrível poderia apagar a bela apresentação do 1º tempo, e não sou Nostradamus, mas foi infelizmente o que aconteceu.
O time alto astral, articulado, envolvente ficou no vestiário, para o 2º tempo voltaram os sonolentos e preguiçosos. Foram 45 minutos de tortura e de dar sono até o mais fanático Palestrino. Achei curioso, como pode o time cair tanto de produção??? E olha que o Figueirense jogava com 1 jogador a menos!

Nosso meio campo afrouxou a marcação, nossos laterais se intimidaram e Caio Jr resolveu tirar o melhor jogador do time, Valdivia, um erro, pois quem devia sair era o Edmundo.
Não é o estilo na minha coluna comentar detalhes do jogo pois isso pode ser lido em várias colunas e matérias por ai, soa redundante, prefiro observar situações que cercam a partida, e ontem uma coisa me deixou preocupado, é uma impressão muito forte e que não é só minha.

Posso estar enganado, mas nosso técnico parece ter medo de tirar o Edmundo do jogo. Cada vez mais tenho a impressão que o Edmundo manda no time. Não estou aqui falando mal dele, gosto do Animal, o acho ainda útil ao time, mas acho que é bom cortar as asas dele antes que seja tarde.

Por várias vezes vi jogadores passando a bola para o Edmundo quase por obrigação, mesmo com companheiros em melhor colocação. Falta nem se fala, ele deixou o Martinez bater uma falta, o resto foi dele, ao melhor estilo Edimilson. Ontem o Animal foi muito mal e nosso técnico preferiu tirar o Valdivia, que estava bem no jogo e havia marcado dois gols, do que o Edmundo que se arrastava em campo.

Edmundo é craque? É sim, mas nem sempre está bem, como nesse ultimo domingo. Estava tão na cara que ele tinha que sair e não saiu, começo a acreditar que o Caio Jr não gosta de jogador que faz gol, o Osmar, em uma das suas poucas boas apresentações, quando detonou contra o Santos ele tirou o cara no 2º tempo. Agora o Valdivia, que estava muito bem também foi sacado, e quem se arrasta em campo não sai do time. Posso aqui estar cometendo uma injustiça, vai que o Mago pediu para sair, não sei, parece que não, sei que o Michael saiu porque estava sentindo alguma coisa, pois achei essa substituição estranha também naquele momento, mas se justifica pela contusão.

Isso é algo que me preocupa nesse campeonato, estão dando muita moral para o Edmundo, acho isso perigoso, uma cena no jogo resumiu bem isso. Um lance que o Makelele poderia bater de primeira no gol, mas o Edmundo praticamente tomou a bola do moleque. Vários jogadores pareciam ter obrigação de tocar a bola para ele, espero que seja só uma impressão, e não estou aqui cornetando, vejo o Edmundo como uma peça importante para o elenco, só não pode ser o dono do time viu Sr Caio Jr!! Fique atento a isso!

Sai do jogo um pouco frustrado, mas lembrando a campanha do ano passado, onde fizemos 4 pontos em 10 jogos, em 2 jogos esse ano já fizemos 6, e no Brasileiro o importante é somar pontos custe o que custar. Nesse momento é ainda mais importante, pois a tabela do Brasileiro está uma gracinha para nós, agora é só clássico, haja coração.

Se o time entrar com a postura do 1º time sou uma cara otimista e acredito que realmente daremos trabalho, se o time for o do 2º tempo, preparem os corações. Qual será a postura do Verdão contra o São Paulo? Fica aqui a incógnita, uma duvida cruel que só será respondida daqui dias. Espero que o que vimos no 1º tempo seja o prenúncio de uma nova postura, vi um Palmeiras muito diferente, já no segundo tempo, bem, já vi esse filme antes e milhares de vezes.

Caio Jr precisa de uma vez por todas dar um jeito na nossa defesa, tomamos gol todo o jogo, é muito raro os adversários não marcarem pelo menos 1 golzinho. Isso cansa, domingo, no Palestra, conversando antes do jogo com amigos, começamos a dar palpites, muitos diziam, 2x0, 3x0, 4x0, bem, eu sempre coloco, 2x1, 3x1, 4x1, não tem jeito, todo jogo levamos pelo menos 1 gol e isso precisar ser trabalhado, é irritante!!!
David é um bom zagueiro, mas caiu um pouco de produção, normal isso, é um moleque e subiu em tempo recorde para o time principal. Dininho continua o mesmo, acho que é hora de experimentar o Gustavo. Precisamos com urgência de uma defesa mais firme. O meio campo também vacilou. Francis, que não tem muito a minha simpatia não foi tão mal, mas prefiro muito mais o Wendell no meio campo, lugar onde ele sabe jogar e joga muito! Não entendi essa do Caio também, o Wendell se sacrificou por meses jogando na lateral, seria uma recompensa ao garoto colocá-lo na posição que ele sabe jogar. Martinez distribui bem o jogo, mas na marcação tem sido pouco eficiente. Acho que esse é nosso calcanhar de Aquiles, precisamos parar de tomar gol todo o jogo, chega de ser uma das piores defesas do campeonato.

Sigo otimista, mas precisamos de mais reforços, principalmente para o ataque. Toninho Cecílio disse ontem que eles têm “3 situações” de atacantes que eles esperam resolver essa semana. Tomara..... Com o elenco que temos, especialmente no ataque, uma hora vamos abrir o bico, se o Florentin se machucar ou for suspenso, a casa caiu! Cristiano com a camisa 9 não me anima nem um pouco. Não temos ninguém para colocar lá na frente. E como comentei semana passada, precisamos de 3 atacantes! Só um vai ser complicado, se quando tínhamos Osmar, Alemão, se falava em contratar mais 1, por que agora que não temos o Alemão e nem o Osmar só precisamos de 1? Pelo amor de Deus diretoria, nos dê esse presente, não está difícil vencer esse Brasileiro ou pelo menos garantir uma vaga na Libertadores. Os gringos vêm ai! Vão levar meio mundo agora no meio do ano, e pelo que sentimos a diretoria não vai vender mais nossos jogadores a preço de banana, pelo jeito não seremos alvo dos Euros e Dólares por hora. Além dessa limpa que o futebol mundial irá fazer por aqui, não existe nenhum super time no campeonato. É hora de aproveitar isso tudo, ousar um pouco na contratação de um bom centroavante, de repente mais uma peça aqui outra ali e está tudo arrumadinho.

Caio Jr conta com meu apoio e simpatia, mas precisa tomar cuidado com o excesso de poder do Animal dentro de campo. Precisa testar o Gustavo, cobrar mais o meio campo, a marcação ainda é falha, e ando, não é de hoje, desconfiado da preparação física do elenco, espero e torço para estar errado, não entendo nada disso, nem de perto, mas no “Olhometro” vejo o time caindo de produção no segundo tempo, não é de hoje. Contra o Flamengo isso não aconteceu, mas ontem novamente vi essa queda de produção. A noticia do meio da semana que o Valdivia estava com “fadiga muscular” me deixou com a pulga atrás da orelha. Willian é outro que precisa tomar mais vitamina, pois anda se machucando muito, e precisamos dele, confio no Willian, será um jogador fundamental nesse campeonato.

Fica aqui a dúvida, vamos enfrentar os Bambinos, time que vive nos atrapalhando nos últimos tempos. Não agüento mais perder para eles, vcs perceberam que quando é contra nós o Cicinho acerta chutes do meio de campo, Juiz não apita pênalti, Rogério Ceni se está 10 anos sem fazer gol sempre surge uma chance contra nós. Chegamos ao absurdo de tomarmos um gol do Felisbino do meio campo! Nos últimos campeonatos sempre estamos embalados e quando enfrentamos o São Paulo o time vacila e demora depois para se reencontrar. É hora de mudar isso! Lembro no Paulista de 2006, estávamos embalados no Paulista e enfrentamos elas, levamos uma bordoada e depois caímos de produção. Antes disso fomos roubados na Libertadores e foi aquela tragédia. No Paulista desse ano estávamos embalados e confiantes e de novo uma derrota. Por isso amigos Palestrinos, é hora de vingança, é hora de enfrentar o São Paulo como homens!!!! Os maricas que fiquem em casa, não admito derrota nesse jogo, em Brasileiros o São Paulo ficou 25 anos sem nos vencer, é hora de mostrar que no Brasileiro eles é que são nossos fregueses. Não podemos perder esse jogo! É o jogo que vai embalar nosso time!

Merecemos essa vitória, por aquele pênalti roubado na libertadores, pela sacanagem do caso Ilsinho, pela empáfia de Rogério Ceni, Souza e Marco Aurélio Cunha, é hora de afundar o Muricy e sua turma. Alias, justiça seja feita, entre as várias “cutucadas” que eles nos dão, um dos poucos que mostra respeito ao nosso clube é o Muricy.

Não deixem pelo amor de Deus nenhum jogador do São Paulo chutar de longe, é impressionante, contra nós o mais medíocre faz gol que nem o Nelinho fez na vida. Falta perto da área é capaz do Ceni voltar a acertar, vcs sabem o que estou dizendo amigos, é fatídico e irritante, precisamos derrubar essa escrita dos últimos anos. Vencendo o São Paulo, chegando pelo menos 2 atacantes, Caio Jr acertando a defesa, experimentando o Gustavo, e colocando na cabeça desse elenco o que é jogar no Palmeiras, vamos embalar. Precisamos nos livrar desses estigmas antigos e da repetições de desgraças pré anunciadas.

No Palestra domingo, quando mais uma vez tomamos um gol de chute do meio da rua o que eu vi na arquibancada foi um medo e desânimo, parecia que todos esperavam a qualquer momento o empate do Figueirense, esse medo, esse trauma precisa ser trabalhado. Chega desse mesmo filme, o time campeão do Século precisa se ligar que hoje em dia não tem ninguém melhor que ninguém, que somos o time que mais revelou jogadores, que agora temos diretores responsáveis. Estamos apostando em um técnico jovem, que sabe lidar com o elenco, que estuda o adversário, se colocarmos tudo isso em pratica, o sonho do Brasileiro pode se tornar real.

Além da sala de troféus que faz inveja a qualquer time do mundo, nós temos um diferencial. Uma torcida linda, vibrante, que lota agora qualquer jogo! Nós merecemos um titulo, nós merecemos pois não medimos esforços para demonstrar nosso amor ao Palmeiras, era só ver no rosto de cada Palmeirense presente ao Palestra Itália no domingo, é uma coisa comovente, existem os cornetas, os chatos, os torcedores do “amendoim”, mas todos ali amam o clube e querem que ele volte a ser campeão. A torcida do Santos não consegue colocar 3 mil pessoas na Vila, a torcida do São Paulo é de embalo, de modinha, salvo claro alguns, mas não se compara a nossa torcida. Por essa massa linda, que não larga o time em nenhuma circunstância, o titulo merece ser nosso. Vejo evolução no time,no elenco, Paulo Sergio por exemplo jogou contra o Figueira como se fosse um torcedor, ele não é um Arce ou um Cafu mas ao assinar com o Palmeiras exigiu na assinatura do contrato 11 camisas do Palmeiras para dar a família. Esse é o espírito, é de pessoas assim que precisamos.

Estou muito ansioso pelo próximo domingo, vamos ter pela frente a nossa pedra no sapato, é hora de mudar isso. Diretoria nova, elenco novo, astral novo, tudo está evoluindo no Palmeiras. É hora de voltar a ser o Palmeiras campeão do século. Pra cima deles Verdão!!!!!

Domingo queremos a vitória a qualquer custo! Não importa como! Ilsinho não nos chamou de “Titanic”? Lembram disso? Pois é, vamos colocá-lo no Poseidon.


:: OUTRAS


1-Ainda não tenho uma opinião formada sobre a nova camisa do Verdão, achei legal, mas não sei, acho que a antiga era mais bonita. Pode ser uma questão de tempo...

2-Boa estréia do Paulo Sergio! Gostei! Aplicado, Palmeirense e quer mostrar serviço.

3-Injusta a expulsão do Caio, juizinho quis fazer média.

4-Doni na seleção....Definitivamente esse cara tem o melhor empresário do mundo. E temos um técnico meia boca na seleção.

5-Juvenal Juvêncio é a personificação do São Paulo FC. Fala com uma empáfia, é arrogante, e acha que o time dele é a melhor coisa do mundo.

6-Meu amigo Jota foi convidado pelo Della Mônica para assumir o cargo de Diretor do Departamento de Historia do Palmeiras. Uma noticia sensacional! Jota é sócio do clube há 37 anos, sabe tudo do Palmeiras. Parabéns Jota! Vc merece e temos mais um Palmeirense de altíssimo nível trabalhando lá dentro, que diferença de anos atrás.....

7-Deixo aqui também meu abraço ao amigo Conrado Cacace, conhecido no mundo Palmeirense com o excelente blog Palmeirista. Sua filhinha Palestrina, Cecilia, veio ao mundo no ultimo sábado. Parabéns amigo! Muita saúde, paz, alegria, luz e títulos para a sua pequena.

8- Palestra Emirates? Soa bem, parece que não param de surgir propostas e interessados. Dinheiro para essa turma é o que não falta. Espero que não troquem o Periquito por um “Camelo Verde”! hehehe

9-Minha entrevista com o Beluzzo será enviada essa semana. O motivo da demora é estratégico. Sr Beluzzo deu várias entrevistas nas últimas semanas, novos assuntos estão surgindo e estou refazendo a entrevista para torná-la atual.
10-Algo precisa ser feito e pensado para os problemas nas bilheterias do Palestra acabem. É um parto comprar ingresso e um parto entrar no estádio. Domingo tinha gente entrando no estádio com 30 minutos de jogo. Se o time for bem, a média de público vai ser de 20.000 pessoas.

11-Fica aqui minha solidariedade ao pessoal da Mancha pelo ocorrido na ex cidade Maravilhosa. Duvido que irão punir os culpados e vão achar o bandido que atirou em um dos ônibus da torcida. Algo tem que ser feito, e a imprensa ainda divulga que a Mancha vandalizou o pedágio, absurdo isso! Como vão assaltar um pedágio e ainda com um torcedor baleado na cabeça. O resultado disso? Um torcedor, conhecido meu até, está preso por não pagar uma pensão alimentícia a uma ex-esposa. Enquanto isso o bandido que atirou no ônibus continua passeando pelas praias do Rio De Janeiro.