ÍDOLOS COM A LETRA "J"

CLIQUE NO SEU ÍDOLO PARA SABER SOBRE ELE




CRAQUE - JAIR
POSIÇÃO - MEIA
NOME - JAIR ROSA PINTO
DATA DE NASCIMENTO - 21/03/21
LOCAL - QUATIS (RJ)
HISTÓRICO - Seis anos de Palmeiras (de 1950 a 1956) foram mais do que suficientes para Jair se eternizar na história do clube. De pernas finas, quase franzinas, saíam chutes fortíssimos, principalmente quando a perna utilizada era a esquerda. Capitão da equipe que ganhou o primeiro título mundial interclubes, conhecido como Copa Rio, em 1951. Conhecido como jogador raçudo, várias foram as vezes em que foi ouvido, aos berros, nos vestiários, durante o intervalo de um jogo em que o Verdão perdia ou jogava mal. E, na etapa final, o time mostrava uma gana indescritível.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (50), Rio-São Paulo (51) e Mundial Interclubes (51)

ÍNDICE




CRAQUE - JOÃO MARCOS
POSIÇÃO - GOLEIRO
NOME - JOÃO MARCOS COELHO DA SILVA
DATA DE NASCIMENTO - 01/06/53
LOCAL - BOTUCATU (SP)
HISTÓRICO - Um homem rico que gostava de jogar futebol. Assim foi o goleiro João Marcos, que chegou ao Palmeiras em 1981 e entre nós permaneceu até o final de 1983, quando foi negociado com o Grêmio devido à volta de Leão. Certamente ele teria tido uma vida mais longa no clube, se um título tivesse conquistado, mas mesmo assim chegou a ser a segunda opção para a meta da Seleção Brasileira em 1983 - a primeira era o próprio Leão.

ÍNDICE




CRAQUE - JORGE MENDONÇA
POSIÇÃO - MEIA
NOME - JORGE PINTO MENDONÇA
DATA DE NASCIMENTO - 06/06/54
LOCAL - SILVA JARDIM (RJ)
HISTÓRICO - No ano em que o Palmeiras perdia o futebol de Ademir da Guia, que encerrara sua carreira, aparecia no Parque Antártica um meia esguio e talentoso, vindo do Náutico (PE), que entraria para a história e deteria uma marca amarga para o clube: durante mais de 16 anos, foi de Jorge Mendonça o gol do mais recente título obtido pelo Verdão. De cabeça, em 18 de agosto de 1976, ele encobriu o goleiro Doná, do XV de Piracicaba, e fez o único gol da vitória palmeirense, que valeu a conquista do Campeonato Paulista daquele ano. Ficou até o final de 1978, quando foi negociado com o Vasco (RJ).
PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (76)

ÍNDICE




CRAQUE - JORGINHO
POSIÇÃO - MEIA
NOME - JORGE ANTÔNIO PUTTINATTI
DATA DE NASCIMENTO - 23/08/59
LOCAL - MARÍLIA (SP)
HISTÓRICO - Numa época em que os títulos inexistiram, Jorginho foi o ídolo maior do Palmeiras e de uma geração que, mesmo sem taças, erguia seu amor pelo clube e pelos jogadores. Veio do Marília, em 1979, para jogar na ponta-direita, mas no time montado por Telê Santana já começava a fechar pelo meio. Descobriu que rendia mais nesta posição e nela se fixou, sendo diversas vezes convocado para a Seleção Brasileira. Mas, em 1982, sofreu uma fratura de tíbia e perônio durante um treinamento da própria Seleção e, por causa disso, ficou de fora da Copa do Mundo da Espanha. Não ganhou títulos, mas ganhou um lugar eterno no coração do palmeirense.

ÍNDICE




CRAQUE - JULINHO
POSIÇÃO - PONTA-DIREITA
NOME - JÚLIO BOTELHO
DATA DE NASCIMENTO - 29/07/29
LOCAL - SÃO PAULO (SP)
HISTÓRICO - Mané Garrincha cruzou o destino deste consagrado e inesquecível craque palmeirense, que permaneceu no Parque Antártica até 1967. Primeiro porque, se ele não tivesse existido, Julinho teria sido o maior ponta-direita da história do futebol mundial. Segundo porque foi substituindo o eterno gênio, numa partida amistosa contra a Inglaterra, em 1959, que Julinho levou uma das maiores vaias da história do Maracanã. Porém, como seu futebol sempre foi acima de qualquer bairrismo, calou o estádio marcando um gol e dando o passe para outro. Com raro faro de gol, Julinho chegou ao Palmeiras em 1959, após começar na Portuguesa e se eternizar como um dos maiores ídolos da Fiorentina italiana. Entrou para a história, também, por ter se recusado a disputar a Copa do Mundo de 1958 por acreditar que jogadores que atuavam fora do País não mereciam ocupar o lugar que quem jogava por aqui. Com isso, perdeu a chance de ser campeão mundial pela Seleção Brasileira.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Taça Brasil (60 e 67), Robertão (67), Paulista (59, 63 e 66), Rio-São Paulo (65)

ÍNDICE




CRAQUE - JÚNIOR
POSIÇÃO - LATERAL-ESQUERDO
NOME - JENÍLSON ÂNGELO DE SOUZA
DATA DE NASCIMENTO - 20/06/73
LOCAL - SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA)
HISTÓRICO - Quando ele chegou ao clube, em 1996, com a difícil missão de substituir Roberto Carlos, poucos acreditaram que daria certo. Mas Júnior não só deu certo como também fez mais sucesso do que seu antecessor, ganhando o carinho de toda a torcida e sendo uma unanimidade entre a crítica. Extremamente habilidoso, algumas vezes atuou no meio-campo e também lá foi brilhante. Deixou o Palmeiras em julho de 2000, negociado com o Parma, da Itália. Disputou 327 jogos pelo Palmeiras e marcou 18 gols.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (96), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Libertadores (99), Rio-São Paulo (2000)

ÍNDICE




CRAQUE - JÚNIOR BAIANO
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - RAIMUNDO FERREIRA RAMOS JÚNIOR
DATA DE NASCIMENTO - 14/03/70
LOCAL - FEIRA DE SANTANA (BA)
HISTÓRICO - Este zagueiro foi um dos destaques do Palmeiras na vitoriosa campanha da Copa Libertadores da América. Hábil demais para um jogador de sua posição, Júnior Baiano se aventurou no ataque e deixou várias marcas nas redes adversárias. Teve, porém, dois problemas: suas constantes contusões e o vício de enfeitar demais as jogadas, deixando os corações palmeirenses aos pulos. Desde que chegou ao clube, em 1998, até deixá-lo, ao final do ano seguinte, ele disputou 71 partidas e marcou 16 gols.

ÍNDICE




CRAQUE - JUNQUEIRA
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - JOSÉ JUNQUEIRA DE OLIVEIRA
DATA DE NASCIMENTO - 26/02/10
LOCAL - VARGEM GRANDE PAULISTA (SP)
HISTÓRICO - Para os mais antigos, foi o maior zagueiro da história do clube até o aparecimento de Luís Pereira, no final dos anos 60. Jogou por 13 anos no time (de 1931 a 1944) e foi o primeiro jogador a ter um busto esculpido e colocado nos jardins do Parque Antártica, honra somente anos mais tarde dada também a Waldemar Fiúme e Ademir da Guia.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (32, 33, 34, 36, 40, 42 e 44)

ÍNDICE




CRAQUE - JUVENAL
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - JUVENAL AMARIJO
HISTÓRICO - Ele foi o zagueiro-central titular da Seleção Brasileira na Copa de 50, e ficou marcado pela derrota para o Uruguai, no Maracanã. Um ano depois, então já jogador do Palmeiras, no mesmo Maracanã foi um dos heróis da conquista da Copa Rio, diante de Javentus.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Copa Rio (51)

ÍNDICE




CRAQUE – JAIR GONÇALVES
POSIÇÃO – LATERAL
LOCAL DE NASCIMENTO – CRAVINHOS (SP)
HISTÓRICO – Certos jogadores tinham tudo para passar em branco pelo Palmeiras, mas alguns detalhes – ou até mesmo muitas vezes um único detalhe – mudaram sua trajetória. Este é o caso de jair Gonçalves. Reserva de Eurico durante quase toda a sua passagem pelo Verdão, jogou no lugar do dono absoluto da camisa 2 palmeirense na final do Paulistão de 1974, numa decisão ainda hoje sem maiores explicações tomada pelo então treinador Osvaldo Brandão. E foi dele o cruzamento que deu origem ao gol que deixou o maior rival palmeirense mais um ano na final.
PRINCIPAL TÍTULO – Paulista (74)

ÍNDICE




CRAQUE – JEAN CARLO
POSIÇÃO – MEIA
NOME – JEAN CARLO DE SOUZA
DATA DE NASCIMENTO – 02/04/1971
LOCAL – CASCAVEL (PR)
HISTÓRICO – Primeiro jogador contratado pela co-gestão Palmeiras/Parmalat, em maio de 1992, Jean chegou com pinta de craque e trazendo no currículo status de maior revelação do Campeonato Paranaense do ano anterior, quando defendeu o pequeno batel. Nos primeiros tempos, foi o camisa 10 do time, titular absoluto da posição, mas bastaram algumas contratações de maior impacto para que ele se tornasse apenas uma opção no banco de reservas. Mesmo assim, teve importante participação nas conquistas obtidas em 1993 e 1994.
PRINCIPAIS TÍTULOS – Paulista (93 e 94), Brasileiro (93 e 94) e Rio-São Paulo (93)

ÍNDICE




CRAQUE – JOÃOZINHO
POSIÇÃO – PONTA-ESQUERDA
NOME – JOÃO SOARES DE ALMEIDA FILHO
DATA DE NASCIMENTO – 15/02/1954
LOCAL – BELO HORIZONTE (MG)
HISTÓRICO – Jogou apenas uma temporada no Palmeiras – em 1985, emprestando seu passe -, mas teve tempo suficiente para se transformar no mais perigoso atacante do time. Não fossem algumas contusões e certamente Joãozinho teria tido mais tempo e condições para se sagrar campeão. Mas, mesmo sem nenhum título obtido, tem lugar reservado no coração de cada palmeirense.

ÍNDICE




CRAQUE – JÚNIOR
POSIÇÃO – VOLANTE
HISTÓRICO – Durante o tempo em que permaneceu no Palmeiras – de 1990 a 1992 -, Júnior lutou para provar que sua contratação não se explicava apenas pelo fato de ser sobrinho de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, maior volante da história do time. E, apesar da pouca qualidade técnica, conseguiu com suas aplicação tática e determinação defensiva algum destaque, sendo durante a maior parte do tempo titular do time.

ÍNDICE